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COMUNICADO – RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO – PROCESSO Nº 039/2020/PMES – TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2020 – OBJETO: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de obras de engenharia, com fornecimento de materiais, visando a “Ampliação do Aterro Sanitário do Município de Socorro/SP, visando à Preparação de área para disposição adequada dos resíduos sólidos (frente de operação), implantação de manta para a impermeabilização do solo, construção de reservatório para armazenamento de chorume, implantação do sistema de drenagem de lixiviado (chorume) dos gases e de drenagem das águas superficiais e implantação de poços de monitoramento, além da análise preliminar das águas subterrâneas e da água superficial da 1ª camada”, conforme especificações descritas no anexo II – Termo de Referência/Memorial Descritivo do Edital.

Socorro, 27 de maio de 2020.

  

PROCESSO Nº 039/2020/PMES – TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2020

 

Interessado      :           Departamento de Planejamento.

Assunto           :           Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de obras de engenharia, com fornecimento de materiais, visando a “Ampliação do Aterro Sanitário do Município de Socorro/SP, visando à Preparação de área para disposição adequada dos resíduos sólidos (frente de operação), implantação de manta para a impermeabilização do solo, construção de reservatório para armazenamento de chorume, implantação do sistema de drenagem de lixiviado (chorume) dos gases e de drenagem das águas superficiais e implantação de poços de monitoramento, além da análise preliminar das águas subterrâneas e da água superficial da 1ª camada”, conforme especificações descritas no anexo II – Termo de Referência/Memorial Descritivo do Edital.

Ref.: Resposta ao pedido de esclarecimento.

 

                        O Município de Socorro, através da Supervisão de Licitação, vem por meio deste, RESPONDER ao esclarecimento encaminhado pela empresa AVISERRA SOLUÇÕES AMBIENTAIS, através de e-mail, tempestivamente, conforme segue:

Questionamento:

1)  Estava formalizando a planilha orçamentaria e verifiquei que a planilha orçamentaria no item 5.0 não fecha o valor informado (R$ 129.739,46) e no somatório dos itens abaixo é de R$ 96.859,75, e não consta o item 5.3.

Gostaria de verificar sobre esta divergência, pois altera o valor máximo da licitação.

  

                              E pela pessoa física CAMILLA ZALAF, através de e-mail, tempestivamente, conforme segue:

Questionamento:

        • ITEM 6.1, se multiplicarmos a quantidade pelo valor unitário não da o valor total do item , poderia me confirmar qual é a quantidade correta e o valor total?
        • ITEM 5.0,a soma que está na planilha dá um total de R$ 129.739,46 , mas somando todos os itens referente ao item 5.0 dá um valor de R$ 96.861,03.

                        Considerando tratar-se de questionamentos referentes à Planilha Orçamentária, a qual é elaborada pelo Departamento de Planejamento, os questionamentos foram encaminhados para melhor análise dos documentos constantes nos autos do processo.

                            Aos vinte e sete dias do mês de maio de dois mil e vinte o Departamento de Planejamento manifestou-se, conforme segue:

Para os questionamento encaminhados via e-mail pela empresa Aviserra Soluções Ambientais Ltda faço os seguintes esclarecimentos:

      • Planilha Orçamentária no item 5.0 não fecha o valor informado (R$ 129.739,46) e na somatória dos itens abaixo é 96.859,75, e não consta o item 5.3.

Venho por meio deste esclarecer que o item 5.3 estava oculto por equívoco do programa utilizado para elaboração do orçamento, porém estava sendo considerado na somatória final.

Devido a este equívoco foi acrescentado o item 5.6, com os serviços referentes/correspondentes ao item 5.3, duplicando a somatória final total, ocasionando em divergência de valor do real necessário para a execução da obra.

Após revisão geral da planilha orçamentária foram corrigidos todos os equívocos existentes, seguindo documento retificado.

O valor apresentado no edital era de R$ 585.226,86 (quinhentos e oitenta e cinco mil duzentos e vinte e seis reais e oitenta e seis centavos), após correção dos documentos passará a ser de R$ 554.456,64 (quinhentos e cinquenta e quatro mil quatrocentos e cinquenta e seis reais e sessenta e quatro centavos.).

                                Com referência ao questionamento encaminhado por CAMILLA ZALAF, a questão número 2 já havia sido analisada, conforme conta acima. Com referência ao questionamento número 1 o Departamento já havia realizado uma analise pormenorizada na planilha e constatou que de fato houve um equivoco sendo necessário um ajuste e verificou-se a necessidade de inclusão de um novo item e complementação na descrição do item 6.1, conforme segue:

Venho por meio deste acrescentar o item 1.2 – “Locação de ponto para referência topográfica_AF 10/2018”.

Após realização de re analise da planilha orçamentária, constatamos que este serviço é necessário para a correta instalação da geomembrana, sendo imprescindível para a perfeita  conclusão da obra.

Também houve complementação na descrição do Item 6.1 – “Execução de Poço de Monitoramento de águas subterrâneas + análise preliminar laboratorial das águas subterrâneas e superficiais”, ficando a descrição da seguinte forma: 6.1 – “Execução de Poço de Monitoramento de águas subterrâneas, profundidade = 8 a 10 m + análise preliminar laboratorial das águas subterrâneas e superficiais.

E por fim, o item 6.1 – teve seu valor unitário ajustado, para melhor entendimento do valor total do item.

Sanadas todas as dúvidas inerentes ao processo, considerando a necessidade de retificação de planilha orçamentária, memorial de cálculo e cronograma físico-financeiro, haverá a necessidade de correção do edital, e republicação do mesmo recontando o prazo legal de disponibilização.

 

 

Nicole Toledo

Chefe de Supervisão de Licitação